top of page
dinosaur-g157d67b26_1280.jpg
Imagem de WikiImages por Pixabay

Imagem de WikiImages por Pixabay

Imagem de WikiImages por Pixabay

Imagem de WikiImages por Pixabay

Paleontologia e a Educação

por Prof. MSc. Danilo Camargo de Oliveira

Universidade Cesumar, Unicesumar, Maringá, PR, Brasil

e-mail: danilo.camargo@unicesumar.edu.br

 

Publicado em jan/2023

Você já deve ter percebido o quanto Dinossauros e Fósseis preenchem o imaginário das pessoas, principalmente de crianças e jovens. Isso se dá pela natureza quase fantástica que tais criaturas tem. Força, poder, grandeza e até mistério e curiosidade. Se esses animais chamam tanto a atenção do público em geral, por que não usá-los como ferramenta de ensino em sala de aula?

Quando falamos de fósseis, a mente das pessoas remete imediatamente a Dinossauros. Mas fósseis não estão limitados a esse grupo de animais. Na realidade eles representam um pequeno grupo, sendo que a vasta maioria dos fósseis são de criaturas marinhas, como peixes, conchas, etc. Mas o curioso é que são encontrados fósseis de diversos grupos de criaturas, como aves, insetos, plantas, lulas, tartarugas, cobras, fungos, micro-organismos, entre outros. Com tamanha diversidade de espécies e níveis de preservação, temos uma ideia mais clara de como era a vida no passado.

Essa diversidade pode desenvolver um papel crucial em sala e servir como gancho para se trabalhar diversos conceitos biológicos em aula. Vejamos alguns exemplos:

- Para se trabalhar Anatomia Comparada, podemos usar fósseis para criarmos uma relação anatômica entre esqueletos de diferentes grupos.

- Algumas localidades no mundo possuem uma riqueza de fósseis muito bem preservados, como Burgess Shale no Canadá e a Bacia do Araripe no nordeste do Brasil. Fósseis com tamanho nível de preservação (músculos e órgãos mineralizados) servem para mostrar a complexidade anatômica de criatura do passado, comparada com as atuais. E com a diversidade de espécies encontradas, pode-se mostrar como desde a antiguidade haviam cadeias e teias alimentares.

- Estromatólitos são estruturas que são formadas pela ação de, em sua maioria, cianobactérias. Eles podem servir como ferramenta de esclarecimento sobre atividade bacteriana, pois vários Estromatólitos são encontrados no registro fóssil e também nos oceanos modernos.

- Dinossauros, que chamam tanto a atenção, são ganchos para diversas temáticas. Uma delas pode ser a adaptação anatômica para predação ou para herbivoria. E filmes sobre Dinossauros servem como plataforma para discussões sobre como eles realmente eram e quais mudanças Hollywood fez nesses animais, antes de coloca-los na telona.

- Outros fósseis como Coprólitos (fezes preservadas), Pigmentação (como melanossomos), Diatomáceas (algas unicelulares), Âmbar (ceiva de planta fossilizada), possuem características únicas e que podem ser inseridos em discussões diversas sobre a vida e seu desenvolvimento.

Essas maravilhosas estruturas, os fósseis, são um testamento sobre o passado da vida na Terra. Sendo assim, não deixe de utilizar esse conhecimento tão abrangente para enriquecer e aprofundar as suas aulas e atividades. Seus alunos agradecem!

bottom of page